Sobre Mapa Cultural BH

Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, e que na região leva o nome de Mapa Cultural BH.

Mapa Cultural BH é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da região. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para a realização de alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura.

O Instituto TIM, em parceria com uma série de Secretarias de Cultura, tem atuado pela implementação de Mapas Culturais na gestão pública das cidades e estados. A plataforma já está em uso, por exemplo, no município de São Paulo (http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/) e no estado do Rio Grande do Sul (http://mapa.cultura.rs.gov.br/).

Você encontra mais informações sobre a ferramenta Mapas Culturais no site do Instituto TIM.

Realização

Insituto TIM

vv5.6.7