Edital

Chamamento Público N° 001/2018 - Seleção de Organização da Sociedade Civil para Realização do FIT-BH

Descrição curta

O Município de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, torna de conhecimento público que selecionará Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, regularmente constituída, com sede ou instalações no Município de Belo Horizonte, que tenha interesse em realizar a 14ª EDIÇÃO DO FIT-BH.
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 04/04/2018 a 05/04/2018 às 12:00

Descrição

Realizado pela primeira vez em 1994, o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte gerou desde sua origem grande impacto sobre a população belorizontina e rapidamente se constituiu como evento de destaque no calendário cultural brasileiro. Consolidado como principal festival de teatro da capital mineira e inserido dentre os maiores eventos dessa natureza em âmbito nacional, o FIT-BH trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 42 diferentes países, contemplando produções de todos os continentes.

Desde sua primeira edição, o Festival é pautado por diretrizes ligadas à democratização do acesso à cultura e à elaboração de uma programação descentralizada que atenda às nove regionais administrativas de Belo Horizonte. Dessa forma, o FIT-BH busca capilarizar o alcance da ação cultural nos diferentes territórios da cidade, tendo somado um público total de quase 1.600.000 pessoas entre 1994 e 2016.

Permanentemente aliando qualidade e diversidade de linguagens, as ações do festival lograram, ao longo de sua história, operar em diferentes campos, contemplando os eixos de difusão, formação, reflexão, intercâmbio e circulação. Ademais, colaboraram para a qualificação da produção teatral local, nas perspectivas artística e técnica, bem como para a inserção da cidade de Belo Horizonte no calendário de eventos internacionais na área de Artes Cênicas.

Em sua 14ª Edição, prevista para o período entre 13 e 23 de setembro de 2018, o FIT-BH buscará alternativas inovadoras para a reestruturação de seus modelos de gestão e curadoria. A Coordenação do Festival será instituída por Portaria específica e será composta por Coordenação Executiva (exercida por servidor ocupante da Assessoria de Coordenação da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura), Coordenação de Produção (exercida por representante da Organização da Sociedade Civil selecionada por meio deste edital) e Coordenação Artística (exercida por representante do grupo curatorial a ser selecionado por meio de edital específico).

À luz do Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil – MROSC (Lei 13019/2014, regulamentada em âmbito municipal pelo Decreto 16.746, de 10 de outubro de 2017), estabeleceu-se a possibilidade de solidificar e dar mais transparência às parcerias entre poder público e sociedade, somando esforços na otimização da lógica operacional em benefício do fortalecimento das políticas públicas, cujo êxito, consequência e perenidade demandam, fundamentalmente, do engajamento e participação da sociedade civil. A colaboração entre o Estado e as OSCs aponta direções e cria novos consensos e prioridades, contribuindo para a superação de desafios sociais complexos. Ao mesmo tempo, as próprias organizações são fortalecidas, consolidando o campo democrático no país.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem