Edital

Inscrição de Pessoa Física - Seleção de Propostas de Curadoria para a 14ª Edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT-BH 2018

Descrição curta

O Centro de Intercâmbio e Referência Cultural – CIRC torna público que receberá inscrições para participação no EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CURADORIA PARA O FIT-BH 2018 que, de maneira simplificada e acessível, visa compartilhar com a cidade de Belo Horizonte a concepção dos modelos e procedimentos curatoriais a serem aplicados no FIT-BH 2018.
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 16/03/2018 a 04/04/2018 às 17:00

Descrição

Realizado pela primeira vez em 1994, o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte gerou desde sua origem grande impacto sobre a população belorizontina e rapidamente se constituiu como evento de destaque no calendário cultural brasileiro. Consolidado como principal festival de teatro da capital mineira e inserido dentre os maiores eventos dessa natureza em âmbito nacional, o FIT-BH trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 42 diferentes países, contemplando produções de todos os continentes.

Desde sua primeira edição, o Festival é pautado por diretrizes ligadas à democratização do acesso à cultura e à elaboração de uma programação descentralizada que atenda às nove regionais administrativas de Belo Horizonte. Dessa forma, o FIT-BH busca capilarizar o alcance da ação cultural nos diferentes territórios da cidade, tendo somado um público total de quase 1.600.000 pessoas entre 1994 e 2016.

Permanentemente aliando qualidade e diversidade de linguagens, as ações do festival lograram, ao longo de sua história, operar em diferentes campos, contemplando os eixos de difusão, formação, reflexão, intercâmbio e circulação. Ademais, colaboraram para a qualificação da produção teatral local, nas perspectivas artística e técnica, bem como para a inserção da cidade de Belo Horizonte no calendário de eventos internacionais na área de Artes Cênicas.

Em sua 14ª Edição, prevista para o período entre 13 e 23 de setembro de 2018, o FIT-BH buscará alternativas inovadoras para a reestruturação de seus modelos de gestão e curadoria. A Coordenação do Festival será instituída por Portaria específica e será composta por Coordenação Executiva (exercida por servidor ocupante da ASCPF - Assessoria de Coordenação da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura), Coordenação Artística (exercida por representante da proposta selecionada por meio deste edital) e Coordenação de Produção (exercida por representante da Organização da Sociedade Civil corresponsável pela realização do festival, a ser selecionada por meio de edital específico). O objetivo deste certame é, portanto, compartilhar com a cidade de Belo Horizonte a concepção dos modelos e procedimentos curatoriais a serem aplicados no FIT-BH 2018.

O Edital para Seleção de Propostas de Curadoria para a 14ª Edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT-BH 2018 tem patrocínio da CEMIG e é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

Fotos: Kika Antunes
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

CIRC- Centro de Intercâmbio e Referência Cultural

O CIRC - Centro de intercambio e Referencia Cultural foi fundado em 2010 por um grupo de artistas, produtores, professores, assistentes sociais e filósofos com a missão de contribuir para a difusão e formação de público para as artes no Brasil, incentivar o desenvolvimento de linguagens, pesquisa e memória das artes cênicas e promover a qualificação profissional de artistas da área.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem