Funções

Descrição curta

A música nos desperta. Sentimentos, pensamentos, ações. Quando de qualidade, encanta. Promove alegria, bem estar. Quando é de identidade, constrói. A consciência de povo. E quando tudo isso se encaixa temos presente um dos violeiros mais respeitados e apaixonado pelo universo da viola brasileira, o mineiro, compositor, cantador, apresentador de TV — CHICO LOBO.

Dados Pessoais

E-mail Público: violabrasiloficial@gmail.com

Telefone Público: (31) 99954-6580

Descrição

Apaixonado pelo universo da viola brasileira, o mineiro de S. João Del Rei CHICO LOBO, também compositor-cantador, de carisma e experiência artística (de mais de 30 anos. E com lançamentos de diversas obras entre CDs - cerca de 25; 02 DVDs; 01 livro. Além de sua produção de trilhas para teatro, novelas, propagandas e jingles). Idealizou e apresenta desde 2003 os programas de TV VIOLA BRASIL (na TV Horizonte) e de Rádio O CANTO DA VIOLA (na Inconfidência AM e FM). Entre diversos reconhecimentos, foi agraciado três vezes pelo Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Raiz Regional (Anos: 2017, 2016 e 2015). Sobretudo é um “inquieto artesão que prepara sua viola, sua voz e sua poesia para nos encantar... Doar paz, harmonia e melodias que cabem numa vida inteira”, ressaltou o crítico Dery Nascimento.

Chico Lobo — com sua viola de 10 cordas de puro amor —, brinda o público (de todas as idades), com opções de shows culturais sempre muito envolventes como:

• CarnaViOla — que atrai público abrangente, inclusive de outros estados, por sua proposta de carnaval diferenciado (com a cara de MG), nas cordas de suas violas e convidado(s) especial(is). Chico Lobo é seu criador, no formato musical, em parceria com o produtor Tadeu Martins. Desde 2006 já apresentou várias edições.

• ViOla de Mutirão do Sertão ao Mundo — espetáculo cuja proposta é despertar sentimentos de bem querer, envolver a plateia com alegria, beleza da boa e nobre música de identidade, para despertar o orgulho de ser brasileiro. Entre as faixas, belíssimas releituras de: Asa Branca e Disparada. O registro em CD desse trabalho contou com um time de participações muito especiais, na gravação, como os mineiros: João Araújo e Paulinho Pedra Azul. Entre as atrações nacionais como: Quinteto Violado, Maria Bethânia e Renato Teixeira. Sob a batuta de Ricardo Gomes na produção musical e Ângela Lopes na produção executiva.

• Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil — leva 04 violeiros de Portugal ao lado de Chico Lobo e mais um violeiro brasileiro convidado, para: workshops, palestras e shows. Vai para sua 3ªedição.

• Entre outros espetáculos, CHICO LOBO em parcerias e formatos sempre inovadores. Como: A) ao lado do grupo de danças parafolclóricas Sarandeio (da UFMG) – nos belíssimos: O PROFANO E O SAGRADO e GERAIS DE MINAS. B) Junto a Tatá Sympa como tenor no espetáculo: O TENOR E O VIOLEIRO. Ou C) ao lado do contador de histórias Roberto Freitas: NOS CAMPOS DA DANAÇÃO (história de assombração para adultos). Ou ainda D) no magnífico 3BRASIS — espetáculo 100% instrumental de viola –, ao lado dos papas do violoncelo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos na clarineta. Sem contar o show único e comovente E) FOLIAS DE UM NATAL BRASILEIRO. Ou mesmo F) o espetáculo síntese da carreira do artista Chico Lobo, o CANTIGAS DE VIOLEIRO.

Há também os shows: G) TRIBUTO À VIOLA; H) SAGRAÇÃO - nele Chico Lobo faz uma ponte entre o acadêmico e o erudito; mescla a cantoria e a viola caipira com um córrego de timbres, aos poemas de Wander Lourenço ... No qual novas texturas surgem para compor canções que exploram temas como o amor, a religiosidade, a força da trilha dos sertões e veredas de Minas Gerais. no formato Viola, Violoncelo de Sérgio Rabello e Violino de Leíse Renhe inspirado no universo de Guimarães Rosa — vide apresentação, nesse link: https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2019/09/viola-chico-lobo-academico-erudito/ . Além de outras novidades preparadas, sempre com muito afeto, por Chico Lobo (e sua equipe) para o 2º Semestre de 2020 vem ai: I) ALMA E CORAÇÃO com participações especiais de Roberta Campos; Luiz Carlos Sá (da dupla ao lado de Guarabyra); Drigo Ribeiro e o grande parceiro Tatá Sympa (que lançou um belíssimo CD - o João Brasileiro, que contou com a direção de Chico Lobo). Aguardem!

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem